segunda-feira, 27 de maio de 2013

Como combinar cores na decoração?

As cores combinadas ou destacadas fazem parte de qualquer decoração como seu principal elemento. Através das cores podemos criar harmonia, ampliar espaços, trazer aconchego para o ambiente e até alegrar ou entristecer o cômodo. As cores são tão importantes na composição de um ambiente bem decorado, que é preciso definir bem antes de aplica-las, são divididas entre cores quentes e frias.


Cores frias: As cores frias são aquelas que seguem uma paleta que vai do cinza e suas variações, passando pelo verde e chegando ao azul.
Cores quentes: As cores quentes iniciam-se no amarelo e suas variações, passando pelo vermelho e chegando ao roxo.
Conhecendo as cores você poderá trazer ao ambiente a sensação que preferir. 
As cores quentes são aconchegantes, enquanto que as cores frias são tranquilizadoras e acalmam.
Como equilibrar as cores na decoração?

Para manter um equilíbrio na decoração do seu ambiente, lembre-se de dosar as cores quentes e frias, contrastando-as. Para criar uma base para contrastes, atenha-se aos tons claros e suas variações e use de bom senso.
Ousar é sempre bom, mas pra não errar, comece pela cor da parede. Se a cor da parede que você optou for muito marcante, equilibre o ambiente com móveis e acessórios menos marcantes e chamativos.
Móveis em madeira oferecem aconchego, móveis em metal e vidro, oferecem mais frieza ao ambiente, então evite compor uma parede em tom frio com muitos móveis frios, ou uma parede em tom quente, com móveis de madeira.

A cor amarela quente, neutralizada com móveis claros.
Achei este muito pesado (minha opinião).
Cor fria, com móveis em madeira equilíbrio certo.
Amei este aparador.
E aí gostaram?
Ótima estas idéias não? Espero que ajude.
Beijos :)

11 comentários:

  1. Oi, muito legal suas dicas, estou precisando de ajuda, meu sofá é preto e estou em dúvida sobre qual cor posso pintar as paredes, tendo em vista que os demais móveis da minha sala são de madeira e marrom escuras, tem ideia de qual cor posso usar para harmonizar o ambiente? Ajude-me, por gentileza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice fico feliz que tenha gostado, faço o blog com muito amor e carinho!!!
      Com relação a sua sala, como os móveis são de tonalidades escuro o ideal é que a parede seja clara/neutra para que equilibre o ambiente!!! Quebrando a sensação de sóbrio sabe :)
      Quanto a cor o Algodão egípcio da Suvinil é uma ótima pedida!!! (amo esta cor, tenho certeza irá adorar)...
      Caso queira colocar cores na decoração e neutralizar a seriedade do ambiente, pode usar objetos nas cores amarelo, turquesa e violeta que estão super em alta.
      Ahhhh depois de decorar me manda uma fotinho , caso queira aparecer aqui no Blog me contate que terei maior prazer em mostrar sua decor!
      Um beijinho :)

      Excluir
  2. Nossa que maravilha, consegui pela primeira vez entender com clareza a questão de cores com tipos de móveis, Parabéns! obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula que bom que gostou!!!
      O blog é feito com muito amor pra vocês!
      beijos :)

      Excluir
  3. Oi Renata !
    Então, gostaria muito de saber qual é o nome dessa tinta amarela da primeira imagem. Estou procurando pelo nome há meses e não consigo achar. Gostaria de pintar meu quarto e estou procurando um amarelo que não seja tão claro, mas que também não seja muito fechado ( escuro) , pois não quero pintar apenas uma parede, mas sim todas. Achei esse amarelo muito bonito. Poderia me ajudar ?
    Grata, Bianca

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    gostaria muito de saber qual é o nome dessa tinta amarela da primeira imagem.Gostaria de pintar minha sala.
    muito linda essa cor .
    grata!

    ResponderExcluir
  5. oi sou Fernanda, 24 anos.

    Boa tarde! Estou montando a minha casa e tanto na sala quanto no quarto usarei paredes brancas com uma parede em textura chapisco na cor palha. comprei um quadro de MDF abstrato vazado preto com vermelho e as capas de almofadas sao vermelhas com desenhos barrocos. Não sei que cor de rack comprar (claro ou cor de madeira ou preto), pode me ajudar? Sabendo que o sofá será marrom ou cinza escuro... gosto de toques rústicos mas não queria um ambiente muito pesado... penso também naquele puff de pneu encapado com corda, pode me dizer se os itens estarão em harmonia?

    obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!!meu quarto é super pequeno e meu os moveis são nos tons tabaco com branco.Gostaria de saber qual a melhor tonalidade para mudar a cor da parede ja que no momento ela se encontra no tom azul claro!Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  7. olá boa noite, minha sala esta com a cor algodão egípcio...e tem uma pequena parede que gostaria de fazer efeito linho, só que estou com dúvida sobre acor dessa parede, o sofá é marrom cappuccino escuro, gostaria de uma orientação

    ResponderExcluir
  8. Oi boa noite que marca e essa tinta amarela que amarelo e esse primeira da folha

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Renata! Estou com uma dúvida e acho que você me ajudar RS. As paredes da minha sala é na cor algodão egípcio( tom bege claro) , meu sofá é bege clarinho. Estou querendo destacar a parede da TV com uma cor diferente, mas não consigo definir alguma cor que converse com o algodão egípcio e que ao mesmo tempo seja intenso. Pensei em um cinza(Nanquim ou Elefante) , pensei na cor calça de sarja. Mas definitivamente tenho certeza se qual cor ficará legal. Você tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir

Obrigada!!!!!